Ensaio de Carregamento Dinâmico (PDA)2019-05-15T15:54:28-03:00

Ensaio de Carregamento Dinâmico (PDA)

A prova de carga dinâmica é um ensaio utilizado para determinar a capacidade de carga de estacas de forma rápida e econômica, podendo ser realizado em estacas pré-moldadas ou moldadas in-loco.

Além da carga máxima do elemento de fundação, o ensaio dinâmico pode fornecer, com elevada confiabilidade, as parcelas de resistência de ponta e por atrito, a presença de danos estruturais (incluindo sua localização e extensão), as tensões de tração e compressão ao longo do fuste e a eficiência do sistema de cravação, entre outros.

O ensaio é realizado através de golpes de martelo aplicados ao topo da estaca.Sensores, chamados de transdutores, instalados no fuste da estaca enviam sinais digitais ao equipamento PDA (Pile Driving Analyser).

Tais sinais são interpretados e processados, baseados na teoria de propagação de onda, determinando assim a capacidade de carga da estaca.No Brasil, os ensaios dinâmicos devem ser realizados em conformidade com a NBR 13208 e cada estaca ensaiada deve ser analisada pelo método CAPWAP.